SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Participatory evaluation and continuity in zero-six educational services: a research-intervention in a district of the city of PalermoAssessment processes and teaching in Early Childhood Education: daily dialogues author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

BARCELOS, Marciel  and  SANTOS, Wagner dos. (Re)criando espaços e compartilhando saberes: avaliação indiciária como eixo central do trabalho pedagógico da Educação Física na Educação Infantil. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e78130.  Epub Nov 07, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.78130.

O artigo analisa o uso da avaliação indiciária realizada nas aulas de Educação Física na Educação Infantil, focando a produção de práticas avaliativas e as experiências construídas por meio delas. Assume perspectiva da pesquisa-ação existencial realizada com um professor formado em Educação Física e 17 crianças de uma Unidade Municipal de Educação Infantil de Vila Velha/ES. Os dados evidenciaram as potencialidades da avaliação indiciária naquele contexto, articulando as práticas avaliativas e as narrativas infantis com o intuito de dar visibilidade à memória do percurso formativo.

Keywords : Avaliação; Educação Física; Educação Infantil.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )