SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37(Re)criando espaços e compartilhando saberes: avaliação indiciária como eixo central do trabalho pedagógico da Educação Física na Educação InfantilAvaliação, gênero e qualidade na Educação Infantil: conceitos em disputa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

ESTEBAN, Maria Teresa; LOUZADA, Virgínia  e  FERNANDES, Ana Cristina Corrêa. Processos avaliativos e docência na Educação Infantil: diálogos cotidianos. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e78253.  Epub 07-Nov-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.78253.

O artigo se inscreve no debate sobre a avaliação na Educação Infantil, com o objetivo de refletir sobre a potência da relação entre professoras e crianças na composição de práticas avaliativas que problematizem sua dimensão classificatória e se conectem à formação docente continuada. Constitui-se pelo entrelaçamento de investigações inscritas no campo teórico-metodológico da pesquisa com o cotidiano, realizadas com professoras e crianças, que assumem o diálogo como método, envolvendo observação da dinâmica escolar, interação com as crianças e produção de narrativas em registros docentes. O trabalho vale-se, ainda, de pesquisa bibliográfica sobre avaliação e Educação Infantil. A articulação entre as pesquisas evidencia as dimensões dialógica, reflexiva, investigativa e participativa da avaliação como centrais numa proposição que afirma a relevância da ação docente, na criação e encaminhamento do trabalho, e a necessidade da presença infantil no processo, reiterando a criança como sujeito de direitos. Assim, a avaliação, nas práticas cotidianas, volta-se à compreensão das aprendizagens infantis, à organização das ações docentes e à indicação de temas relevantes para a formação continuada das professoras, como atividade integrada aos atos escolares. Nesse percurso emerge a possibilidade de uma docência infantil, em diálogo com o cotidiano como espaçotempo de aprendizagens, ensino e tecelagem de conhecimentos, desde epistemologias múltiplas, no qual se formulam questões, voltadas às dimensões praticoteóricas do trabalho com as infâncias.

Palavras-chave : Educação Infantil. Avaliação para aprendizagem; Avaliação da criança; Cotidiano escolar; Formação docente e avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )