SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37The quality of Fortaleza's state-aided private childcare centers under focusDimensions for analysis of evaluation proposals of Early Childhood Education policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

UECKER, Taciana  and  POSSA, Leandra Bôer. Os processos de avaliação na Educação Infantil: a produção da criança e da infância em risco. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e77445.  Epub Nov 07, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.77445.

O objetivo deste artigo é analisar como, nos processos de avaliação na Educação Infantil, os pareceres pedagógicos, que compõem a documentação pedagógica das instituições, operam certos saberes e normas que legitimam um determinado modo e tipo de infância e a criança produzida como sujeito em risco e a ser ajustado. Ocupando-se de um arquivo de dados composto por fragmentos de pareceres pedagógicos opera-se uma análise inspirada nas noções - ferramentas, saber e norma, a partir dos estudos foucaultianos, para mostrar como os usos desse instrumento de avaliação pode estar (re)produzindo saberes e matrizes normativas que produzem sujeitos - crianças e uma posição para certas infâncias serem rotuladas e identificadas como em risco e necessidade de ajustamento. Com a análise, busca-se mostrar os processos de avaliação que podem naturalizar um modo de ser criança em risco e a ser ajustada. Conclui-se apontando o limite que o conjunto de saberes e regras colocados em funcionamento, através dos processos de avaliação, nas instituições de Educação Infantil, ao identificar e rotular as crianças, podem estar limitando a percepção e a atuação das instituições e dos docentes no sentido de compreender a diversidade e multiplicidade de criança(s) e de infância(s) na contemporaneidade.

Keywords : Educação Infantil; Processos de Avaliação; Produção da criança.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )