SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38(Re)constitute Oneself: teachers training for the education of childrenAdmissions and retention policies at University of Texas, Austin (USA): elements to reflect about the Brazilian case author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

LIMA, Carla da Conceição de; RAMOS, Maria Elizabete Neves  and  OLIVEIRA, André Luiz Regis de. Implementação de uma política educacional no contexto da pandemia de Covid-19: o REANP em Minas Gerais. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e78237.  Epub Mar 19, 2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.78237.

O presente estudo analisa a implementação do ensino remoto no estado de Minas Gerais, no contexto da pandemia Covid-19, a partir de uma política pública educacional em caráter emergencial - o Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP). O conceito de arranjo institucional de implementação é utilizado como referencial teórico e metodológico na análise dessa política educacional. A abordagem metodológica é qualitativa e constitui-se de análise documental, por meio da análise de conteúdo com base na legislação e manuais do REANP, complementada por uma exploração de dados quantitativos provenientes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). Os resultados evidenciam uma dificuldade na implementação da política pública REANP em função da significativa desigualdade digital no tocante ao acesso à internet, ao canal de TV aberta e à posse de equipamentos, recursos essenciais para implementação do REANP, que podem acentuar as desigualdades educacionais na rede pública estadual de Minas Gerais.

Keywords : Implementação; Arranjo institucional; REANP; Ensino remoto; Covid-19.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )