SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Implementação de uma política educacional no contexto da pandemia de Covid-19: o REANP em Minas GeraisO Contexto de Influência da Criação do Programa Bolsa Estágio Formação Docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

HERINGER, Rosana. Políticas de acesso e permanência na Universidade do Texas, Austin (EUA): elementos para reflexão sobre o caso brasileiro. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e78962.  Epub 19-Mar-2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.78962.

Este artigo traz análises e reflexões a partir de resultados iniciais de pesquisa realizada pela autora na Universidade do Texas em Austin, EUA (UT-Austin), durante o primeiro semestre de 2020, período em que esteve na instituição como Fulbright Visiting Scholar. Seu objetivo foi conhecer e analisar as principais políticas de acesso e permanência estudantil desenvolvidas por aquela instituição. São de especial interesse as políticas de ingresso, particularmente o plano chamado “Top 10%”, que destina um percentual de vagas aos estudantes com melhor desempenho no ensino médio em todas as escolas do Texas. Também destacamos os dados e análises sobre os chamados programas de “engajamento e sucesso acadêmico” desenvolvidos pela universidade. A análise dessas experiências também teve como objetivo subsidiar reflexões sobre as atuais políticas de acesso e permanência no ensino superior brasileiro, notadamente nas universidades federais.

Palavras-chave : Permanência estudantil; Acesso ao ensino superior; Universidade do Texas-Austin; Engajamento acadêmico; Sucesso acadêmico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )