SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Admissions and retention policies at University of Texas, Austin (USA): elements to reflect about the Brazilian caseA library for teachers. Practical and scientific pedagogy from the United States at the São Paulo State Normal School in the 1880s author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

LEAL, Elimar Ponzzo Dutra  and  TEIXEIRA, Beatriz de Basto. O Contexto de Influência da Criação do Programa Bolsa Estágio Formação Docente. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e81052.  Epub Mar 19, 2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.81052.

Este artigo é recorte de tese de Doutorado que teve como objetivo geral analisar o Programa Bolsa Estágio Formação Docente como política estadual capixaba voltada ao estágio não obrigatório para a formação inicial de professores. Por meio de análise documental e bibliográfica, este artigo tem como objetivo analisar o contexto de influência da criação e implementação desta política. Observou-se que a criação do Programa vai ao encontro do contexto mais global das políticas de formação de professores, que se caracteriza por um discurso comum que centraliza a qualidade da educação na figura do professor e, nesse sentido, busca valorizar o contexto prático da formação, em especial os estágios e as práticas de ensino. E num contexto local, do cenário do estado do Espírito Santo, destaca-se a influência de grupo de atores empresariais na criação desta política e as fragilidades dos currículos dos cursos de formação inicial docente, especialmente no que concerne à relação teoria-prática e ao desenvolvimento profissional. Diante disso, cabe ressaltar a importância de políticas de formação como o Programa analisado, por sua possibilidade de valorização do contexto prático e integração teórico-prática. Entretanto, há a necessidade de um acompanhamento mais efetivo das atividades pedagógicas para o desenvolvimento profissional dos futuros docentes.

Keywords : Políticas de formação de professores; Contexto de influência; Desenvolvimento profissional docente; Relação teoria-prática; Estágio não obrigatório.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )