SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38The Influence Context in the Creation of the Program Bolsa Estágio Formação DocenteTeacher training in environmental education. An experience based on the elaboration of problem situations and alternative solutions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

VALDEMARIN, Vera Teresa. Uma biblioteca para os professores. A pedagogia prática e científica de origem norte-americana na Escola Normal de São Paulo, na década de 1880. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e83321.  Epub Mar 30, 2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.83321.

Esse artigo tem como tema geral a circulação transnacional do conhecimento pedagógico e toma como como fonte documental obras norte-americanas que integram o acervo Paulo Bourroul, originário da biblioteca da Escola Normal da Capital/Escola Normal Caetano de Campos, doado à Faculdade de Educação/USP em 1976. Numa perspectiva exploratória, a análise dessa arena intelectual, social e cultural na qual o conhecimento se move, incidiu sobre obras em circulação na última década do regime monárquico. O inventário das obras permitiu identificar tendências predominantes: no âmbito das práticas, os processos de ensino intuitivo adquiriram legitimidade por meio de diferentes rotas de circulação; no âmbito científico, a pedagogia amparava-se em princípios formuladas pela Psicologia para descrever o funcionamento do intelecto na produção de ideias e convicções e elevava as finalidades do campo pedagógico para além da instrução dos conteúdos.

Keywords : Biblioteca de professores; Circulação de ideias pedagógicas; Ideias pedagógicas norte-americanas; Acervo Paulo Bourroul.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )