SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38O Contexto de Influência da Criação do Programa Bolsa Estágio Formação DocenteFormação de professores em educação ambiental. Uma experiência baseada na elaboração de situações-problema e soluções alternativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

VALDEMARIN, Vera Teresa. Uma biblioteca para os professores. A pedagogia prática e científica de origem norte-americana na Escola Normal de São Paulo, na década de 1880. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e83321.  Epub 30-Mar-2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.83321.

Esse artigo tem como tema geral a circulação transnacional do conhecimento pedagógico e toma como como fonte documental obras norte-americanas que integram o acervo Paulo Bourroul, originário da biblioteca da Escola Normal da Capital/Escola Normal Caetano de Campos, doado à Faculdade de Educação/USP em 1976. Numa perspectiva exploratória, a análise dessa arena intelectual, social e cultural na qual o conhecimento se move, incidiu sobre obras em circulação na última década do regime monárquico. O inventário das obras permitiu identificar tendências predominantes: no âmbito das práticas, os processos de ensino intuitivo adquiriram legitimidade por meio de diferentes rotas de circulação; no âmbito científico, a pedagogia amparava-se em princípios formuladas pela Psicologia para descrever o funcionamento do intelecto na produção de ideias e convicções e elevava as finalidades do campo pedagógico para além da instrução dos conteúdos.

Palavras-chave : Biblioteca de professores; Circulação de ideias pedagógicas; Ideias pedagógicas norte-americanas; Acervo Paulo Bourroul.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )