SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Uma biblioteca para os professores. A pedagogia prática e científica de origem norte-americana na Escola Normal de São Paulo, na década de 1880Retórica, escrita jornalística e instrução: narrativas políticas em disputa no Império brasileiro (Minas Gerais, 1825-1832) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

FLORES, Raúl Calixto. Formação de professores em educação ambiental. Uma experiência baseada na elaboração de situações-problema e soluções alternativas. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e80817.  Epub 21-Jul-2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.80817.

Neste artigo, analisa-se a sistematização de uma experiência de formação de professores em educação ambiental voltada para o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico. A experiência é baseada na elaboração de situações-problema e soluções alternativas. Os futuros professores problematizam, identificam problemas relacionados à comunidade onde vivem, ou eventos que ocorrem no contexto; eles analisam e investigam para construir várias soluções alternativas. Os resultados mostram que a construção de situações-problema constitui uma alternativa viável para o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico. Dentre as conclusões obtidas, aponta-se que habilidades de pensamento crítico em educação ambiental podem ser desenvolvidas a partir da elaboração de situações-problema, entendida como uma estratégia que esclarece aspectos conflitantes em um determinado problema ambiental; as situações-problema constituem um instrumento pedagógico que promove a reflexão, a análise sobre as causas dos problemas ambientais e a procura de práticas educativas que influenciem na adaptação, mitigação ou resiliência a esses problemas.

Palavras-chave : Educação ambiental; Formação de professores; Experiência pedagógica; Pensamento crítico.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )