SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Formação de professores em educação ambiental. Uma experiência baseada na elaboração de situações-problema e soluções alternativasCiclo de alfabetização no Espírito Santo na década de 1990: condições de implementação e bases conceituais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

JINZENJI, Mônica Yumi  e  VERONA, Priscilla Samantha Barbosa. Retórica, escrita jornalística e instrução: narrativas políticas em disputa no Império brasileiro (Minas Gerais, 1825-1832). Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e78350.  Epub 21-Jul-2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.78350.

O artigo analisa a função educativa dos jornais do período de 1825 a 1832, problematizando as estratégias de escrita dos seus redatores. Dialoga com autores do campo da História da Leitura e da História da Cultura Escrita, utilizando como fontes, quatro periódicos liberais de grande circulação, impressos na província de Minas Gerais, e dois compêndios de retórica impressos em Portugal no século XVIII. Identifica os elementos da Retórica como fórmula para construir os argumentos em defesa da monarquia constitucional e combate ao absolutismo. São analisadas três estratégias comuns utilizadas pelos redatores para persuadir os leitores e influenciar a opinião pública: a produção da polêmica pela polarização política simplificada; a instituição do medo e do risco iminente do Brasil retornar ao status de colônia portuguesa; e a ridicularização dos opositores políticos por meio da ironia e do deboche. Essas estratégias demonstram a influência de elementos da oralidade na escrita dos jornais, condicionada pela ambiência intelectual e política dos redatores, e pela necessidade de atingir a ampla população não leitora do período.

Palavras-chave : Jornais; Liberalismo; Retórica; Cultura escrita; Século XIX.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )