SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Rhetoric, periodistic scripture and instruction: political narratives in dispute in imperial Brazil (Minas Gerais, 1825-1832)For more aesthetic experiences of nature in public primary and secondary education schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

GONTIJO, Cláudia Maria Mendes; COSTA, Dania Vieira Monteiro  and  SCHWARTZ, Cleonara Maria. Ciclo de alfabetização no Espírito Santo na década de 1990: condições de implementação e bases conceituais. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e72348.  Epub Oct 28, 2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.72348.

Este artigo discute condições que proporcionaram a implementação do ciclo de alfabetização (denominado Bloco Único) pela Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo na década de 1990, assim como suas bases conceituais, enfatizando o conceito de alfabetização. Toma como referência teórica a perspectiva bakhtiniana de linguagem para fundamentar a pesquisa documental, pois compreende os documentos analisados como textos/enunciados produzidos por sujeitos. Conclui, a partir dos documentos/textos analisados, sobre as condições que proporcionaram a adoção do Bloco Único: a produção de pesquisas no campo da alfabetização e, consequentemente, as discussões em torno do conceito de alfabetização. No que se refere às bases conceituais, partem da crítica à escola e da busca de pontos de contato entre as teorias construtivista e a histórico-cultural, no campo da Psicologia, e as teorizações de Paulo Freire, para assumir concepções de crianças, professores/as e conceitos de alfabetização que não se detém apenas nos processos linguísticos e funcionais, mas abrangem também a dimensão política desse processo.

Keywords : Ciclo de alfabetização; Construtivismo; Perspectiva histórico-cultural; História.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )