SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Literacy cycle in Espírito Santo in the 1990s: conditions for implementation and conceptual basesAffirmative action policy and racial relations in education: the racial quotas case at the Federal University of Alagoas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

IARED, Valéria Ghisloti; FERREIRA, Alberto Cabral  and  HOFSTATTER, Lakshmi Juliane Vallim. Por mais experiências estéticas da natureza em escolas públicas de educação básica. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e78109.  Epub Oct 28, 2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.78109.

Este ensaio teórico objetiva problematizar as (a falta das) experiências estéticas da natureza no currículo e nas práticas escolares, e suscitar possibilidades de enfrentamento dessa ausência. Entendemos que as experiências estéticas~éticas~políticas2 são constituintes e não dissociadas nos emaranhados da vida, e que nossos corpos estão em constante correspondência com o mundo mais que humano. Iniciamos o manuscrito, resgatando os principais documentos globais e leis nacionais que orientam a educação ambiental nas escolas. A partir disso, discutimos a negligência das recentes políticas públicas em educação ambiental no âmbito da escola. Pautadas/os na corrente filosófica da ecofenomenologia, defendemos uma educação ambiental escolar menos antropocêntrica e que preconize, também, mais experiências estéticas na natureza. Assim, argumentamos sobre as limitações legislativas, configurações de espaço escolar e do currículo para que essa educação ambiental seja concretizada.

Keywords : Sensível; Educação formal; Afetividade; Ecofenomenologia; Educação ambiental.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )