SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Ciclo de alfabetização no Espírito Santo na década de 1990: condições de implementação e bases conceituaisPolítica de ação afirmativa e as relações raciais na educação: o caso das cotas raciais da Universidade Federal de Alagoas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

IARED, Valéria Ghisloti; FERREIRA, Alberto Cabral  y  HOFSTATTER, Lakshmi Juliane Vallim. Por mais experiências estéticas da natureza em escolas públicas de educação básica. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e78109.  Epub 28-Oct-2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.78109.

Este ensaio teórico objetiva problematizar as (a falta das) experiências estéticas da natureza no currículo e nas práticas escolares, e suscitar possibilidades de enfrentamento dessa ausência. Entendemos que as experiências estéticas~éticas~políticas2 são constituintes e não dissociadas nos emaranhados da vida, e que nossos corpos estão em constante correspondência com o mundo mais que humano. Iniciamos o manuscrito, resgatando os principais documentos globais e leis nacionais que orientam a educação ambiental nas escolas. A partir disso, discutimos a negligência das recentes políticas públicas em educação ambiental no âmbito da escola. Pautadas/os na corrente filosófica da ecofenomenologia, defendemos uma educação ambiental escolar menos antropocêntrica e que preconize, também, mais experiências estéticas na natureza. Assim, argumentamos sobre as limitações legislativas, configurações de espaço escolar e do currículo para que essa educação ambiental seja concretizada.

Palabras clave : Sensível; Educação formal; Afetividade; Ecofenomenologia; Educação ambiental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )