SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38A escola como fábrica de índices e as “novas” formas de exclusão: os “inclassificáveis”Percepções de licenciandos sobre a Filosofia, seu ensino e a vivência do Estágio Curricular Supervisionado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

LIMA, Iana Gomes de; GOLBSPAN, Ricardo Boklis  e  SANTOS, Graziella Souza dos. Mapeando o conservadorismo na política educacional brasileira. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e85338.  Epub 28-Out-2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.85338.

Este artigo tem como objetivo contribuir no desenvolvimento do conceito de conservadorismo no contexto da política educacional brasileira a partir de análises construídas em projeto de pesquisa acerca dessa temática. A proposição teórica que aqui apresentamos é decorrente de investigação dedicada a examinar redes políticas no escopo do avanço do conservadorismo na educação, mobilizando as categorias de “aliança conservadora” e “articulação”. A pesquisa que subsidia este trabalho é orientada pela metodologia da etnografia de redes (BALL, 2014). Ao longo deste manuscrito, demonstra-se a importância de operar com o conceito de conservadorismo tendo em vista a atual onda conservadora na educação brasileira. Para tanto, aponta-se contribuições a partir dos estudos de Apple (2003; 2013), Moll (2010) e Lacerda (2019). Na sequência, ilustra-se essas discussões teóricas por meio de uma breve análise do processo de militarização da educação no Brasil. Por fim, apresenta-se o entendimento do que é o conservadorismo na atual política educacional brasileira, sintetizando alguns dos argumentos dos autores e da autora estudados e elenca-se alguns elementos, a partir da análise, deste atual conservadorismo. Conclui-se demonstrando que características trazidas por Apple, Moll e Lacerda podem contribuir para compreender o conservadorismo na política educacional brasileira, mas que ainda persistem desafios em relação ao desenvolvimento desse conceito tendo em vista especificidades do Brasil.

Palavras-chave : Conservadorismo; Políticas educacionais; Militarização da educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )