SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Mapping conservatism in brazilian educational policyNietzschean perceptions of Democratic School Management: a possible theoretical conjunction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

GABRIEL, Fábio Antonio; PEREIRA, Ana Lúcia  and  MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli. Percepções de licenciandos sobre a Filosofia, seu ensino e a vivência do Estágio Curricular Supervisionado. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e73006.  Epub Dec 06, 2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.73006.

Este artigo aborda as percepções sobre a Filosofia, seu ensino e a vivência do Estágio Curricular Supervisionado na perspectiva de licenciandos de um curso de Filosofia de uma universidade pública do Paraná. Tendo como sujeitos de pesquisa discentes matriculados nos dois últimos anos do curso (3º e 4º), os dados foram coletados por questionário aplicado a 46 participantes, além de entrevista com 37 sujeitos. A metodologia para análise dos dados foi a análise textual discursiva, da qual emergiram os significantes elementares que caracterizaram as respostas dadas, as quais foram codificadas de acordo com a presença ou ausência de cada um dos significantes associados às questões. Em seguida, realizou-se a análise de clusters, em que os sujeitos foram agrupados por similaridade, de acordo com as semelhanças nas respostas ao questionário. Os resultados dos quatros clusters permitem apontar que um ensino de Filosofia como experiência filosófica é de grande importância no contexto do ensino da disciplina e que o Estágio Supervisionado é um momento particular na vida do licenciando, que contribui para o desenvolvimento de sua formação integral.

Keywords : Experiência filosófica; Estágio Supervisionado; Ensino de Filosofia; Licenciatura em Filosofia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )