SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Mapeando o conservadorismo na política educacional brasileiraPercepções nietzschianas sobre a Gestão Democrática Escolar: uma conjunção teórica possível índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

GABRIEL, Fábio Antonio; PEREIRA, Ana Lúcia  y  MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli. Percepções de licenciandos sobre a Filosofia, seu ensino e a vivência do Estágio Curricular Supervisionado. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e73006.  Epub 06-Dic-2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.73006.

Este artigo aborda as percepções sobre a Filosofia, seu ensino e a vivência do Estágio Curricular Supervisionado na perspectiva de licenciandos de um curso de Filosofia de uma universidade pública do Paraná. Tendo como sujeitos de pesquisa discentes matriculados nos dois últimos anos do curso (3º e 4º), os dados foram coletados por questionário aplicado a 46 participantes, além de entrevista com 37 sujeitos. A metodologia para análise dos dados foi a análise textual discursiva, da qual emergiram os significantes elementares que caracterizaram as respostas dadas, as quais foram codificadas de acordo com a presença ou ausência de cada um dos significantes associados às questões. Em seguida, realizou-se a análise de clusters, em que os sujeitos foram agrupados por similaridade, de acordo com as semelhanças nas respostas ao questionário. Os resultados dos quatros clusters permitem apontar que um ensino de Filosofia como experiência filosófica é de grande importância no contexto do ensino da disciplina e que o Estágio Supervisionado é um momento particular na vida do licenciando, que contribui para o desenvolvimento de sua formação integral.

Palabras clave : Experiência filosófica; Estágio Supervisionado; Ensino de Filosofia; Licenciatura em Filosofia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )