SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Percepções de licenciandos sobre a Filosofia, seu ensino e a vivência do Estágio Curricular SupervisionadoEnsino de filosofia e bilinguismo: dilemas e desafios da recepção filosófica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

MIKI, Pérsida da Silva Ribeiro  e  MACIEL, Carlos César Macêdo. Percepções nietzschianas sobre a Gestão Democrática Escolar: uma conjunção teórica possível. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e74456.  Epub 06-Dez-2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.74456.

O presente estudo tem como objetivo geral compreender as críticas construídas por Friedrich Nietzsche à democracia e suas relações com a Gestão Escolar Democrática no Brasil. E como específicos: contextualizar a democracia quanto ao seu conceito e história; interpretar os princípios democráticos sob o enfrentamento do pensamento nietzschiano; analisar a Gestão Escolar Democrática brasileira sob a perspectiva nietzschiana. Ler, compreender e relacionar as ideias sobre a Gestão Escolar Democrática, apresentadas nos estudos bibliográficos e documentais, com as críticas de Nietzsche sobre a democracia, necessitou de um percurso metodológico singular. Em cada momento da pesquisa, a metodologia revelou não somente interpretações abstratas, mas uma realidade escolar que necessita ser constantemente reanalisada, em decorrência das contradições políticas e institucionais que afetam diretamente a democracia. Mesmo amparada legalmente, a gestão escolar historicamente vem sendo moldada conforme os princípios democráticos burgueses, adaptada a um viés meritocrático que espelha o ressentimento de uns e o júbilo de outros.

Palavras-chave : Educação; Democracia; Gestão Democrática; Nietzsche.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )