SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Assessment certification of young people and adults, experience and knowledge in the field of science: notes for curriculum and assessment policiesTeacher insurgencies in the curriculum and the production of the thought of difference author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SANTOS, Maria  and  MACEDO, Elizabeth. Da responsabilidade ética do responder para que serve a escola. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e85999.  Epub Nov 28, 2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.85999.

Fomos instadas a essa discussão pela “perseguição” sofrida pela escola no momento de pandemia de Covid-19, perseguição esta à qual é nosso dever ético-político responder. Trata-se de um ensaio que pretende problematizar o servir da escola - que parece lhe conferir sentidos -, defendendo que tais sentidos só aparecem na relação com o outro que os constitui e que perturba, também, nossa própria subjetivação. A escola, como nome, só existe porque integra o todo vivido da experiência com o mundo e conosco e, portanto, não pode ser definida a priori ou por um servir. Na construção do texto fomos assombradas por conversas detonadas pela interpelação “para que serve a escola?”, vinda de professores e agentes administrativos da rede municipal de Educação da cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Do ponto de vista teórico, dialogamos principalmente com Judith Butler, Janet Miller e Gert Biesta, para defender que uma teoria pedagógica responsável ou responsiva precisa fazer qualquer ideal de escola vir acompanhado de sua desconstrução.

Keywords : Teoria de currículo; Escola; Subjetivação; Responsabilidade ética.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )