SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Certificação de Jovens e Adultos, experiência e conhecimento em Ciências: notas para os campos do Currículo e da AvaliaçãoInsurgências docentes no currículo e a produção do pensamento da diferença índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

SANTOS, Maria  e  MACEDO, Elizabeth. Da responsabilidade ética do responder para que serve a escola. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e85999.  Epub 28-Nov-2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.85999.

Fomos instadas a essa discussão pela “perseguição” sofrida pela escola no momento de pandemia de Covid-19, perseguição esta à qual é nosso dever ético-político responder. Trata-se de um ensaio que pretende problematizar o servir da escola - que parece lhe conferir sentidos -, defendendo que tais sentidos só aparecem na relação com o outro que os constitui e que perturba, também, nossa própria subjetivação. A escola, como nome, só existe porque integra o todo vivido da experiência com o mundo e conosco e, portanto, não pode ser definida a priori ou por um servir. Na construção do texto fomos assombradas por conversas detonadas pela interpelação “para que serve a escola?”, vinda de professores e agentes administrativos da rede municipal de Educação da cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Do ponto de vista teórico, dialogamos principalmente com Judith Butler, Janet Miller e Gert Biesta, para defender que uma teoria pedagógica responsável ou responsiva precisa fazer qualquer ideal de escola vir acompanhado de sua desconstrução.

Palavras-chave : Teoria de currículo; Escola; Subjetivação; Responsabilidade ética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )