SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Da responsabilidade ética do responder para que serve a escolaBordejar sentidos e sensações: uma educação em deslocamentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

TEDESCHI, Sirley Lizott  e  PAVAN, Ruth. Insurgências docentes no currículo e a produção do pensamento da diferença. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e84875.  Epub 28-Nov-2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.84875.

O artigo tem como objetivo mostrar que as reflexões/ações produzidas por professores/as no fazer pedagógico contribuem para a produção de um pensamento no currículo escolar além do claustro da representação. A análise é fruto de uma pesquisa realizada mediante entrevista semiestruturada com professores/as de uma escola pública estadual. A análise dos enunciados dos/as professores/as aproxima-se da perspectiva pós-estruturalista e mostra como as reflexões/ações produzidas por eles/as fazem surgir/insurgir um pensamento da diferença no currículo, na medida em que nos colocam de cara com os limites dos essencialismos e universalismos do pensamento representacional.

Palavras-chave : pensamento representacional; currículo; diferença; escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )