SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Articulações entre estabelecidos e outsiders no contexto de uma comunidade de aprendizagem docenteOs conhecimentos e sujeitos da Educação Ambiental: historicizando experiências formativas no Parque Nacional de Itatiaia (1937-2020) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

SILVA, Roberto Rafael Dias da. Escolarização, adolescência e a ubiquidade do entretenimento: práticas curriculares para o Ensino Médio no Brasil. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e82275.  Epub 28-Nov-2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.82275.

O presente estudo busca descrever os deslocamentos nas práticas curriculares direcionadas escolarização de adolescentes no sul do Brasil. Ao interrogar pela infraestrutura dessas práticas, foram descritos os propósitos formativos, as racionalidades orientadoras e as disposições formativas que reelaboram o conceito de aula. O corpus empírico que referenciou este estudo é constituído por um conjunto de oito entrevistas episódicas realizadas com professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio. Em uma sociedade em permanente transformação, na qual as subjetividades destes estudantes e suas relações com a escola recebem um novo conjunto de investigações, os modelos de inovação educativa que são intensamente difundidos estão alicerçados em processos de estetização pedagógica. Neste contexto, pode-se concluir que as pedagogias emergentes para a escola dos adolescentes, especificamente no Ensino Médio, são regidas por duas racionalidades orientadoras: uma atrelada à gestão das aprendizagens na direção do desempenho em testes padronizados, outra sintonizada com estratégias criativas, interativas e divertidas com foco na ubiquidade do entretenimento.

Palavras-chave : Escolarização; Ensino Médio; Entretenimento; Adolescência; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )