SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Knowledge and Subjects of Environmental Education: historicizing formative experiences at the Itatiaia National Park (1937-2020)Reflective Portfolios as decolonial pedagogical practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

CARVALHO, Janete Magalhães; SILVA, Sandra Kretli da  and  DELBONI, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera. Docências em narrações cristalinas transversalizando como sujeitos do conhecimento: o homem, a natureza e a tecnologia. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e85986.  Epub Nov 28, 2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.85986.

Objetiva destacar a docência em narrações cristalinas e fabulatórias que interligam como sujeitos do conhecimento o homem, a natureza e a tecnologia e, para tanto, aborda o movimento do pensamento na rede de conversação produzidas em processos de formação continuada com professoras do Ensino Fundamental de um sistema público municipal. Apresenta um campo problemático que se dedica a compreender que movimentos do pensamento são produzidos a partir das narrativas estabelecidas em rede de conversação. Utiliza, para a produção de dados, a observação participante e os registros em diário de campo das narrativas cristalinas e fabulatórias que emergiram na rede de conversação com as personagens-escolas (docentes), que se configuram como imagens-narrativas de pesquisa como imagem-cristal e imagem-fábula. No decorrer da pesquisa, a questão central assume duas dimensões interligadas: por um lado a relação entre imagem-cristal e imagem-fábula potencializando o movimento do pensamento dos docentes; por outro, a relação homem, natureza e tecnologia entendidos como sujeitos do conhecimento. As personagens-escolas, em suas narrativas, visualizam os possíveis na docência para contribuir com uma vida e/ou a constituição de mundos não “antropocenos”, onde os sujeitos do conhecimento são o homem, a natureza e a tecnologia.

Keywords : Docências; Sujeitos do conhecimento; Narrações cristalinas; Redes de conversação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )