SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Reflective Portfolios as decolonial pedagogical practicesPresentation - Youth and Adult Education: an analysis of public policies, subjects and educational processes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

LOMBA, Maria Lúcia Resende  and  FARIA FILHO, Luciano Mendes. Os professores e sua formação profissional: entrevista com António Nóvoa. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e88222.  Epub Dec 06, 2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.88222.

Para António Nóvoa, há muitas maneiras de ser professor, uma diversidade de opções e de caminhos. Contudo, em todos eles, defende que é imprescindível compreender a complexidade da profissão em todas as suas dimensões: teóricas, experienciais, culturais, políticas, ideológicas e simbólicas. Trata-se de um conhecimento profissional docente, um conhecimento contingente, coletivo e público. E é com base nesse conhecimento que ele afirma que se devem organizar novos modelos de formação docente: uma formação que garanta aos professores espaços e tempos para o desenvolvimento do autoconhecimento e da autorreflexão sobre as dimensões pessoais, profissionais e coletivas do professorado.

Keywords : António Nóvoa; Formação docente inicial e continuada; Profissão docente; Conhecimento profissional docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )