SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Diários reflexivos de aprendizagem como práticas pedagógicas decoloniaisPresentación - Educación de Jóvenes y Adultos: un análisis de políticas públicas, de los sujectos y de procesos educativos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

LOMBA, Maria Lúcia Resende  y  FARIA FILHO, Luciano Mendes. Os professores e sua formação profissional: entrevista com António Nóvoa. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e88222.  Epub 06-Dic-2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.88222.

Para António Nóvoa, há muitas maneiras de ser professor, uma diversidade de opções e de caminhos. Contudo, em todos eles, defende que é imprescindível compreender a complexidade da profissão em todas as suas dimensões: teóricas, experienciais, culturais, políticas, ideológicas e simbólicas. Trata-se de um conhecimento profissional docente, um conhecimento contingente, coletivo e público. E é com base nesse conhecimento que ele afirma que se devem organizar novos modelos de formação docente: uma formação que garanta aos professores espaços e tempos para o desenvolvimento do autoconhecimento e da autorreflexão sobre as dimensões pessoais, profissionais e coletivas do professorado.

Palabras clave : António Nóvoa; Formação docente inicial e continuada; Profissão docente; Conhecimento profissional docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )