SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Diários reflexivos de aprendizagem como práticas pedagógicas decoloniaisApresentação - Educação de Jovens e Adultos: uma análise de políticas públicas, dos sujeitos e de processos educativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

LOMBA, Maria Lúcia Resende  e  FARIA FILHO, Luciano Mendes. Os professores e sua formação profissional: entrevista com António Nóvoa. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e88222.  Epub 06-Dez-2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.88222.

Para António Nóvoa, há muitas maneiras de ser professor, uma diversidade de opções e de caminhos. Contudo, em todos eles, defende que é imprescindível compreender a complexidade da profissão em todas as suas dimensões: teóricas, experienciais, culturais, políticas, ideológicas e simbólicas. Trata-se de um conhecimento profissional docente, um conhecimento contingente, coletivo e público. E é com base nesse conhecimento que ele afirma que se devem organizar novos modelos de formação docente: uma formação que garanta aos professores espaços e tempos para o desenvolvimento do autoconhecimento e da autorreflexão sobre as dimensões pessoais, profissionais e coletivas do professorado.

Palavras-chave : António Nóvoa; Formação docente inicial e continuada; Profissão docente; Conhecimento profissional docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )