SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Teachers and their professional background: an interview with António NóvoaPublic Policies for Adult Education in Portugal - innovations and challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes  and  ALCOFORADO, Joaquim Luís Medeiros. Apresentação - Educação de Jovens e Adultos: uma análise de políticas públicas, dos sujeitos e de processos educativos. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e82312.  Epub Mar 03, 2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.82312.

Atravessa-se um tempo de grande dificuldade e imprevisibilidade que, mesmo não sendo novo na história, obriga encontrar soluções que estejam de acordo com o conhecimento científico e com as transformações das práticas cotidianas das pessoas e da sociedade. É no intuito de buscar nas conquistas civilizacionais a democracia e a justiça social, em sociedades verdadeiramente inclusivas que se apresenta o dossiê temático Educação de Jovens e Adultos: políticas e processos educativos democráticos. Os trabalhos de pesquisa do Brasil são de diferentes estados, atendendo a quatro regiões do país, tais como Norte, Nordeste, Sudeste e Sul, de seis instituições universitárias brasileiras e seis instituições estrangeiras, totalizando-se nove artigos científicos que compreendem investigações e reflexões de pesquisadores de universidades do Brasil, de Portugal, de Cuba e da Venezuela. Os textos mantêm entre si uma articulação temática, metodológica e/ou teórica e situam contribuições importantes e inovadoras para o campo da Educação, particularmente o de Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Assim, organiza-se o presente dossiê em três eixos inter-relacionados, o primeiro acerca do debate de processos de políticas públicas e educacionais; o segundo, quanto à formação docente; o terceiro, trata dos sujeitos e das práticas pedagógicas junto a pessoas jovens, adultos e idosas. Perante a riqueza teórico-metodológica do conjunto dos artigos, é possível ressaltar o potencial político ao articular a socialização das investigações sobre diversos aspectos no que concernem à participação social dos diferentes sujeitos, às políticas, às práticas pedagógicas e aos processos educativos, particularmente à Educação de Jovens e Adultos, como uma modalidade da Educação Básica. Os trabalhos de pesquisa apresentados podem contribuir para melhorias das práticas educativas e para o monitoramento das políticas públicas e, portanto, para a construção de um futuro que traduza a vontade de um mundo melhor.

Keywords : Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas; Investigação; Políticas públicas; Processos democráticos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )