SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Public Policies for Adult Education in Portugal - innovations and challengesThe relationship between knowledge and empowerment of elderly people in schooling processes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

GOMES, Maria de Fátima Feitosa Amorim; FREITAS, Marinaide Lima de Queiroz  and  MARINHO, Paulo. Estudantes do Proeja: de percursos negados a outras possibilidades. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e82026.  Epub Mar 03, 2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.82026.

Este artigo tem por base uma pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2014-2015), tendo como objetivo conhecer e compreender os perfis demográficos, socioeconômicos e educacionais dos estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Instituto Federal de Alagoas, especificamente nos cursos Técnicos em Cozinha e Hospedagem. Metodologicamente assumiu-se uma abordagem qualiquantitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, realizadas com 63 estudantes de ambos os cursos. Entre outras dimensões, os dados mostraram que os estudantes são, na sua maioria, provenientes do interior do estado, tendo contribuído para construção social de uma subcidadania urbana, e no referido Programa, vivenciam novas possibilidades e perspectivas de crescimento na vida pessoal e profissional, realimentados por um sentimento de valorização de si. Os dados deste estudo contribuem para (re)pensar as políticas públicas que podem favorecer o acesso e a permanência dos jovens e adultos a processos de educação e formação e, concomitantemente, no avanço da escolarização e para a formação de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Keywords : Proeja; Cursos profissionais; Perfis dos estudantes.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )