SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Estudiantes del Proeja: de percursos negados a otras posibilidadesPolíticas Públicas de/para a Educação de Jovens e Adultos: um balanço de artigos publicados no Portal de Periódicos CAPES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

MACHADO, Cássia Cilene de Almeida Chalá  y  LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarização. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e82053.  Epub 03-Mar-2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.82053.

O artigo busca evidenciar a relação com o saber de pessoas idosas matriculadas em turmas da Educação de Jovens e Adultos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi essencial o registrar/destacar a voz de cada pessoa idosa, que ao falar de si e, simultaneamente, dos outros e das coisas, trouxe ao estudo científico a possibilidade de apontar as dimensões da escolarização para a vida das pessoas idosas, sobretudo ao buscar compreender quais as relações estabelecidas com o aprender podem contribuir para o processo de empoderamento emancipatório desses sujeitos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com características exploratórias, em que se dialoga com teóricos como: Freire, Charlot, Bosi, Lisboa, entre outros; além do respaldo de documentos legais e de orientação de educação. Como principais resultados aponta-se para o fato de que a escolarização na vida dos participantes idosos vem como possibilidade de se perceberem como pessoas de saberes e de cultura. Notadamente, ao ter uma postura positiva perante a velhice, quanto ao desejo de compartilhar saberes e sentimentos e de serem protagonistas da sua história, elas têm o reconhecimento e a valorização no espaço familiar e social.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Pessoas idosas; Escolarização; Empoderamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )