SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Políticas Públicas de/para a Educação de Jovens e Adultos: um balanço de artigos publicados no Portal de Periódicos CAPESEducación de Jóvenes y Adultos y su interfaz con la Educación Rural: análisis de la producción en periódicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

PENA, Maria Victoria González  y  SOARES, Leôncio. Formação de Educadores de Jovens e Adultos no Brasil: análise e perspectivas dos Seminários Nacionais. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e82104.  Epub 03-Mar-2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.82104.

Um dos propósitos para os quais foram criados os Seminários Nacionais de Formação de Educadores de Jovens e Adultos (SNFEJA) desenvolvidos no Brasil no período de 2006 a 2015 foi a análise de políticas em torno da formação de educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No entanto, apesar dos avanços reconhecidos, ainda existem deficiências teórico-práticas que promovem a realização de políticas públicas voltadas para esses fins. Portanto, o objetivo deste artigo é analisar algumas contribuições apresentadas no SNFEJA, em especial as três primeiras, que são tributadas para criar as bases necessárias para a configuração de políticas educacionais baseadas na formação do educador EJA. O artigo apresentado é resultado parcial de pesquisas mais abrangentes que visam moldar a história desses seminários. Para isso, foram revisadas algumas fontes bibliográficas que apoiam e abordam o assunto, essencialmente os textos compilados nos três primeiros seminários e entrevistas realizadas com seus coordenadores. Os resultados, reconhecendo as contribuições feitas nas diferentes contribuições analisadas, são considerados um tópico abordado de maneira dispersa e pouco sistematizada e alertam que o panorama qualitativo e quantitativo ainda é desafiador, portanto, a necessidade de continuar defendendo o tema nessa direção é latente.

Palabras clave : Formação; EJA no Brasil; Políticas públicas; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )