SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Formação de Educadores de Jovens e Adultos no Brasil: análise e perspectivas dos Seminários NacionaisA Educação de Jovens e Adultos na Venezuela: notas sobre seus fundamentos, estado atual e perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Educação de Jovens e Adultos e sua interface com a Educação do Campo: análise da produção em periódicos. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e82106.  Epub 03-Mar-2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.82106.

O objetivo deste estado de conhecimento é analisar o levantamento de artigos científicos de periódicos nacionais que tratam da interface entre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação do Campo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja sistematização e análise dos dados foram realizadas por meio de categorizações, tendo por base técnicas da Análise de Conteúdo. O levantamento dos periódicos foi realizado via internet, na Plataforma da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de Periódicos, por meio do descritor Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo, considerando existir uma interface entre os dois campos de saber. Entre os resultados destaca-se que os artigos apontam para a necessidade da interação entre a educação de jovens e adultos e a educação do campo, tendo os sujeitos do campo e seu contexto cultural o ponto de referência desta educação, superando o paradigma filosófico e curricular vigente urbanocêntrico.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Educação do Campo; Produção em Periódicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Espanhol     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )