SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Educação de Jovens e Adultos e sua interface com a Educação do Campo: análise da produção em periódicosO teatro do oprimido: mediação e construção da autonomia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

RUIZ, Samuel H. Carvajal. A Educação de Jovens e Adultos na Venezuela: notas sobre seus fundamentos, estado atual e perspectivas. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e82141.  Epub 03-Mar-2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.82141.

O objetivo desta contribuição é analisar reflexivamente alguns aspectos do curso histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Venezuela. Para esse esforço, o artigo se aprofundou nas diretrizes doutrinárias do atual projeto pedagógico venezuelano, levando em consideração as contribuições dos professores Simón Rodríguez e El Libertador, Simón Bolívar, como pilares fundamentais na estrutura teleológica do referido projeto. Da mesma forma, são expostas as bases políticas e jurídicas da educação no país, bem como o panorama das garantias sociais oferecidas pelo atual quadro constitucional, que serve de base para as políticas educacionais em geral e, em particular, para a educação de jovens e adultos (EJA). Finalmente, são descritos alguns programas que atualmente atendem às necessidades educacionais desse vigoroso grupo social.

Palavras-chave : Fundamentos político-pedagógicos; Projeto pedagógico; Política educacional; Educação de Jovens e Adultos; Programas educacionais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )