SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Youth and Adult Education in Venezuela: notes on its foundations, current state and perspectivesTraining memorials and (auto)biographical writing in the Supervised Internship at YAE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

DEBUS, José Carlos dos Santos  and  BALCA, Ângela. O teatro do oprimido: mediação e construção da autonomia. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e82174.  Epub Mar 03, 2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.82174.

Este artigo tem como objetivo situar e demonstrar os resultados de uma investigação de pós-doutoramento que analisa uma experiência de apropriação e uso dos princípios metodológicos do Teatro do Oprimido (BOAL, 2015) em estratégias de mediação do ensino de Artes nas escolas, junto aos professores e professoras de Artes da rede de ensino do município de São José em Santa Catarina, Brasil. Apontamos alguns fatores considerados favoráveis à autonomia e à capacidade do estudante de interpretar e compor o mundo a partir de suas relações no campo do ensino/aprendizagem desenvolvidas através de diálogos artísticos e de oficinas investigativas e comprometidas com perspectivas democráticas e livres. Nosso referencial teórico contou com as ideias de Augusto Boal no campo da dramaturgia e Paulo Freire e Immanuel Kant no campo da educação. As oficinas permitiram uma reflexão profunda sobre o momento atual da educação brasileira, totalmente profissionalizante, que não deixa espaço e tempo para aquilo que não é escrita ou cálculo. A metáfora de João e Maria possibilitou aos professores procurarem pelo olhar do estudante dentro do espaço ensino/aprendizagem e levarem em conta este olhar no processo de construção do saber dentro um espaço constitucionalmente democrático e aberto às experiências.

Keywords : Autonomia; Mediação; Arte; Educação; Teatro do oprimido.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )