SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38A construção de sentidos em torno da escola primária em locais rurais do cerro de san pedro, méxico (1926-1964)A influência mexicana na educação brasileira: as missões culturais de educação como modelo para as missões rurais de educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

MELENDEZ, Rosa Elena Salazar. Entre montanhas e nogales: a história da escola primária rural “niños héroes” em pueblito, Santa María Del Río, México. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e84541.  Epub 18-Ago-2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.84541.

Neste artigo apresento o processo histórico da escola primária rural multisseriada “Niños Héroes”, localizada na cidade de El Pueblito, no município de Santa María del Río, San Luis Potosí, México, desde sua fundação (1933) até os dias atuais. Com o propósito de compreender como se constituiu seu percurso no tempo, em relação à construção das representações que alunos, professores e pais, em diferentes momentos. Para realizar esta investigação, com base em uma investigação documental e narrativa, recorri a arquivos locais, narrativas orais de alunos, professores e pais, e fotografias. Nesse sentido, principalmente pelo cruzamento de narrativas com documentos oficiais, esta contribuição amplia os horizontes da “criação” historiográfica e amplia o “ofício” do historiador, a partir da possibilidade de operar com fontes diversas, bem como de compreender histórias de vida de professores, narrativas biográficas e suas representações sobre a escola primária rural multisseriada “Niños Héroes”. Por fim, verifica-se que diante da proporção significativa do serviço educacional prestado pelas escolas multisseriadas à população rural infantil no México, e embora representem a única oportunidade de acesso à educação formal para muitos estudantes, este tipo de escola rural e os professores que lá trabalham, continuam invisíveis para a política educacional.

Palavras-chave : Escola primária rural; Multigrade; México.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )