SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Ethical precautions in synchronous interactions in the context of online classes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SILVA, Viviane Tolentino da; GOULART, Maria Inês Mafra  and  NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Vivências de bebês no contexto de um berçário em Belo Horizonte. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e82743.  Epub Mar 06, 2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.82743.

Este artigo analisa as vivências de um grupo de bebês inseridos/as em um contexto coletivo de educação e cuidados. Com base no diálogo entre a Teoria Histórico-Cultural e a Etnografia em Educação, acompanhamos um grupo de 13 bebês, com idades entre 10 meses a 1 ano e 2 meses, durante seis meses, visando o conhecimento das suas vivências nesse contexto. O material empírico foi construído por meio de registros fílmicos, fotográficos, anotações em diário de campo e entrevistas semiestruturadas com professoras. Os/as bebês se aproximaram provocados pelo toque corporal, pelos artefatos e iniciaram brincadeiras no berçário. Argumentamos que a aproximação pode ser compreendida como o movimento realizado pelos/as bebês, constituindo um campo de sentidos por meio das vivências naquele contexto e possibilitando a relação entre eles/as. Selecionamos um caso expressivo das vivências de dois bebês, Ícaro e Giulia. Tais vivências revelaram atos de cuidado pelos quais os dois bebês iniciaram e sustentaram suas relações no espaço educacional. As análises revelam (i) a força atrativa dos artefatos culturais; (ii) a diversidade de atividades elencadas na rotina do berçário; (iii) a preciosidade da relação com as professoras; (iv) a fugacidade da dinâmica interativa dos bebês.

Keywords : Educação Infantil; Vivência; Etnografia em Educação; Teoria Histórico-Cultural.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )