SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Symbolic Relationships between teacher educators of the Teaching Degree Courses in Chemistry of the Federal Institutes of Santa Catarina (Brazil)Professional retention policies for teachers in the Northeast Region: implementation, turnover and regularity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SOUZA, Bárbara Rocha  and  BORGES, Verônica. Currículo: disputas pela estabilização de um conhecimento “necessário, válido e útil”. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e85938.  Epub Mar 06, 2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.85938.

Este texto tem a pretensão de discutir o caráter multifacetado do currículo tendo em vista sua contribuição para o adensamento das discussões sobre os processos de escolarização, notadamente para a centralidade do conhecimento. Argumentamos que o currículo se fortalece na mesma medida em que há uma aderência entre conhecimento naturalizado e seu caráter “necessário, válido e útil”. Também defendemos que os avanços tecnológicos, as práticas sociais e as dinâmicas laborais, promoveram importantes mudanças nos conteúdos curriculares e na reconfiguração do ensino da leitura e da escrita a partir de discursos marcados por essencialismos. Para tal, estabelece-se uma particular relação entre a estrutura curricular e as demandas oriundas desse processo de industrialização. Assim, discutimos como diferentes concepções de currículo ganham centralidade no campo, como o tecnicismo; o progressivismo e o currículo com ênfase no conhecimento. Por fim, consideramos que essas teorizações circulam no campo curricular, como nas políticas curriculares relativas à alfabetização, fortalecendo sua aderência ao conhecimento, que, por sua vez, segue lido como necessário, válido e útil.

Keywords : Currículo; Conhecimento; Alfabetização; Perspectiva Discursiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )