SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Uma “escola símbolo”: disputas e estratégias de professores de um subcampo da escola¿A dónde van la práctica y la pasantía curricular cupervisada en gestión educativa em las carreras de grado? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

PERES, Eliane. Cigarro, baralho e ensino e aprendizado da leitura no Brasil no início do século XX. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e87591.  Epub 06-Sep-2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.87591.

Neste artigo, analisa-se, sob o conceito de cultura material instrucional, o Baralho Alphabetico para ensino da leitura, lançado em 1902 pela indústria de cigarros Veado, do Rio de Janeiro, e distribuído nas carteiras Semilla de Havana e Santo Angelo. A fábrica Veado foi fundada pelo português José Francisco Corrêa, em 1874, e tornou-se uma das marcas mais famosas de cigarro no Brasil. Nas carteiras de cigarros da marca Veado, eram distribuídos diferentes artefatos, como, por exemplo, cartões, cromos, fotografias e também o Baralho Alphabetico. Dentre as conclusões obtidas, está a de que o referido Baralho foi um artefato original e pioneiro no contexto da indústria brasileira. Além disso, conclui-se que se tratou de uma iniciativa singular como forma de contribuição à instrução popular.

Palabras clave : Leitura; Baralho Alphabetico; Brasil; Século XX.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )