SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Cigarro, baraja y enseñanza y aprendizaje de la lectura en Brasil al início del siglo XXDiscurso multimodal em sala de aula: gestos e proxêmica na interação professor-estudante índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

ALVES, Andréia Vicência Vitor; NOGUEIRA, Rosemeire Messa de Souza  y  BELUQUE, Caroline Touro. Para onde vai a prática e o estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura?. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e87160.  Epub 06-Sep-2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.87160.

O presente artigo trata do estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura, buscando analisar a necessidade de sua criação e ou fortalecimento, bem como a importância no que concerne à formação inicial de licenciados/professores, diante da conjuntura atual, no âmbito normativo, com a aprovação da Resolução CNE/CP n.2/2019. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica e documental. Concluímos que a formação prática em gestão educacional, garantida na Resolução CNE/CP n. 02/2015, que pode ser compreendida no estágio curricular supervisionado em gestão educacional, é considerada importante para a formação de professores, pois garante a formação com prática em gestão educacional, abarcando a gestão no âmbito escolar e dos sistemas de ensino, e tem como fim uma formação crítica, que proporcione trabalho coletivo, participativo com vistas à emancipação do indivíduo e dos grupos sociais, como requer a gestão democrática da educação. Contudo, antes mesmo de se consolidar efetivamente, a Resolução CNE/CP n. 02/2019 a retira das diretrizes nacionais para a formação de professor, sendo este um retrocesso para a democratização da educação, restringindo tal formação a prática docente (focalizada na sala de aula).

Palabras clave : Formação de Professores; Educação Superior; Estágio Supervisionado; Gestão Educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )