SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Where do the practice and the supervised curricular internship´in educational management in the undergraduate courses go?Teaching challenges in Professional and Technological Education in The Federal Institutes of Education, Science and Technology of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

FARSANI, Danyal  and  MENDES, Jackeline Rodrigues. Discurso multimodal em sala de aula: gestos e proxêmica na interação professor-estudante. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e75958.  Epub Sep 06, 2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.75958.

Este artigo pretende destacar a relevância de estudos sobre o discurso de sala de aula, a partir de uma perspectiva multimodal, focalizando o modo como os gestos (linguagem não verbal) participam dos processos de significação e quais suas implicações para o engajamento interacional. Apresenta um estudo de pseudo-rastreamento ocular para examinar pistas não-verbais e inconscientes de professores ao buscar obter respostas dos alunos. Em particular, o estudo analisa como os professores se dirigem aos alunos a partir de dois gestos: apontando com o dedo indicador na direção deles ou com mão aberta de palma voltada para cima. O estudo foi realizado em três escolas no Chile e quatro escolas no Reino Unido. Os alunos não apenas seguem as pistas não-verbais muito bem (e muito sutilmente) como também exibem padrões particulares de comportamento proxêmico e não verbal. Os resultados mostram que ao pedir a um estudante uma resposta a uma pergunta com o dedo indicador apontado sua direção resultou em uma mudança negativa repentina, com o aluno se distanciando do professor. Em contraste, quando uma pergunta era acompanhada por um gesto de mão aberta e palma para cima, os alunos se aproximavam e viravam o corpo em direção ao professor. Tais resultados trazem questões importantes para pensar os processos de engajamento no discurso de sala de aula, a partir de aspectos que envolvem sinais não-verbais que participam da produção de sentidos na interação professor-aluno.

Keywords : Tomada de turno; Proxêmica; Gestos; Comunicação multimodal; Engajamento comunicacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )