SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Teaching challenges in Professional and Technological Education in The Federal Institutes of Education, Science and Technology of BrazilThe trajectory of José Pereira Lins and south Mato Grosso educational history in the second half of the 20th century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. A presença de Antígona: sobre o direito à resistência. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e77375.  Epub Sep 06, 2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.77375.

Partindo da figura de Antígona e evocando o direito à resistência, o texto apresenta os resultados de uma pesquisa documental e bibliográfica, conduzida por uma metodologia analítico-reconstrutiva que examina os esforços de resistência política e intelectual ao Decreto 10.502, de 30 de setembro de 2020, por parte da sociedade civil brasileira. Tomando como parâmetro repercussões públicas a esse decreto, o texto expõe e analisa posicionamentos de associações científicas, acadêmicas e profissionais ligadas à defesa da Educação Especial na perspectiva inclusiva, indicando que as manifestações analisadas se aproximam da resistência civil, marcando o contra-argumento a uma iniciativa institucional e governamental que, supostamente, seria inadequada ao contexto ao qual se aplica. Tais manifestações também aproximam as associações signatárias da resistência política e intelectual, no momento em que evidenciam argumentos técnicos como base de sustentação do repertório utilizado.

Keywords : Resistência intelectual; Políticas de Inclusão; Decreto 10.502/2020.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )