SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39The presence of Antigone: about the right to resistanceBetween coloniality and decoloniality: Teaching memories in basic education in the brazilian Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

MOREIRA, Kênia Hilda  and  FURTADO, Alessandra Cristina. A trajetória de José Pereira Lins e a história da educação no sul de Mato Grosso na segunda metade do século XX. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e83901.  Epub Sep 06, 2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.83901.

Objetiva-se apresentar a história e a trajetória do professor José Pereira Lins, cuja atuação foi decisiva para a educação escolar no Sul de Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul), em especial no município de Dourados e região, a partir da segunda metade do século XX. Os procedimentos de pesquisa ancoram-se nos pressupostos teórico metodológicos dos estudos biográficos. As fontes foram retiradas do acervo pessoal do professor José Pereira Lins, disponíveis principalmente na Universidade Federal da Grande Dourados, além de matérias em jornais e revistas, artigos acadêmicos e a obra de Rosa (1990), que inclui a história de vida de José Pereira Lins. A exposição dessa trajetória é apresentada em três partes: 1. “José Pereira Lins e o seu arquivo pessoal”; 2. “José Pereira Lins: de aluno a professor”; 3. “José Pereira Lins: dedicação ao ensino e à educação em Dourados e região”.

Keywords : Biografia; José Pereira Lins; História da Educação; Sul de Mato Grosso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )