SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39A presença de Antígona: sobre o direito à resistênciaEntre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

MOREIRA, Kênia Hilda  y  FURTADO, Alessandra Cristina. A trajetória de José Pereira Lins e a história da educação no sul de Mato Grosso na segunda metade do século XX. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e83901.  Epub 06-Sep-2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.83901.

Objetiva-se apresentar a história e a trajetória do professor José Pereira Lins, cuja atuação foi decisiva para a educação escolar no Sul de Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul), em especial no município de Dourados e região, a partir da segunda metade do século XX. Os procedimentos de pesquisa ancoram-se nos pressupostos teórico metodológicos dos estudos biográficos. As fontes foram retiradas do acervo pessoal do professor José Pereira Lins, disponíveis principalmente na Universidade Federal da Grande Dourados, além de matérias em jornais e revistas, artigos acadêmicos e a obra de Rosa (1990), que inclui a história de vida de José Pereira Lins. A exposição dessa trajetória é apresentada em três partes: 1. “José Pereira Lins e o seu arquivo pessoal”; 2. “José Pereira Lins: de aluno a professor”; 3. “José Pereira Lins: dedicação ao ensino e à educação em Dourados e região”.

Palabras clave : Biografia; José Pereira Lins; História da Educação; Sul de Mato Grosso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )