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Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

AZEVEDO, Mário Luiz Neves de. O campo acadêmico e a regulação métrica: autonomia, heteronomia e democracia - a ingerência economicista. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e86030.  Epub 06-Set-2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.86030.

Este artigo tem por objetivo analisar a governança baseada em indicadores e manuais de “boas práticas”, a chamada administração por benchmarking. Em tempos de “sociedade métrica” (MAU, 2019; SANTOS, 2019; MULLER, 2019), esse tipo de regulação, caracteristicamente economicista, vem afetando, inclusive, os campos acadêmico e da educação (BOURDIEU, 1996; LAVAL, 2020). Nesse sentido, argumenta-se que a regulação economicista, característica da administração por benchmarking, interfere na democracia (ROSANVALLON, 2007) e na autonomia dos campos sociais específicos. Dessa forma, para cumprir esses objetivos, metodologicamente, utiliza-se a teoria dos campos de Pierre Bourdieu.

Palavras-chave : Teoria dos campos; Sociedade métrica; Campo acadêmico; Bourdieu; Autonomia.

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