SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39The academic field and metric regulation: autonomy, heteronomy and democracy - economistic interferenceResistance to Inclusion in Chilean Schools in the context of the Inclusion Law author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

CAMARGO, Daiana  and  DORNELLES, Leni Vieira. Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e77386.  Epub Sep 13, 2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.77386.

Este artigo é fruto da investigação “Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas”, e tem como objetivo analisar o resultado da reflexão sobre o que os acadêmicos do Estágio Curricular Supervisionado de Docência na Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade de Ponta Grossa, pensam sobre o brincar das crianças nas escolas de estágio. A presente investigação tem como base teórica os trabalhos de Foucault (2007), Larrosa (2004; 2016), Fortuna (2011) e Dornelles (2001). A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, com uso de entrevistas, diários de campo e encontros dialógicos. Os alunos estagiários mostraram que é possível construir novas práticas interativas entre o brincar, o corpo e o movimento, e que por meio dessas práticas se constituam professores e crianças brincantes.

Keywords : Brincar; Corpo/movimento; Formação de professores; Educação Infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )