SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39O campo acadêmico e a regulação métrica: autonomia, heteronomia e democracia - a ingerência economicistaResistências à Inclusão nas escolas chilenas no contexto da Lei da Inclusão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

CAMARGO, Daiana  e  DORNELLES, Leni Vieira. Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e77386.  Epub 13-Set-2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.77386.

Este artigo é fruto da investigação “Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas”, e tem como objetivo analisar o resultado da reflexão sobre o que os acadêmicos do Estágio Curricular Supervisionado de Docência na Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade de Ponta Grossa, pensam sobre o brincar das crianças nas escolas de estágio. A presente investigação tem como base teórica os trabalhos de Foucault (2007), Larrosa (2004; 2016), Fortuna (2011) e Dornelles (2001). A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, com uso de entrevistas, diários de campo e encontros dialógicos. Os alunos estagiários mostraram que é possível construir novas práticas interativas entre o brincar, o corpo e o movimento, e que por meio dessas práticas se constituam professores e crianças brincantes.

Palavras-chave : Brincar; Corpo/movimento; Formação de professores; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )