SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Resistências à Inclusão nas escolas chilenas no contexto da Lei da InclusãoLiteratura no currículo de Pedagogia: um território em disputa? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

BUCZENKO, Gerson Luiz  e  SOUZA, Maria Antônia de. Os povos do campo nos Planos Diretores dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba: educação e escola pública. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e82756.  Epub 13-Set-2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.82756.

Este artigo resulta da pesquisa sobre os povos do campo nos planos diretores dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O objetivo é compreender qual lugar têm os povos do campo e os territórios rurais no plano diretor municipal. A pesquisa tem natureza documental, com centralidade na análise do conteúdo de cada plano diretor municipal. Pauta-se no materialismo histórico-dialético para revelar a contradição na elaboração dos planos diretores municipais, cuja ênfase é dada no rural esvaziado dos sujeitos que são os povos do campo. Portanto, há direitos sociais que são fragilizados no campo, dentre eles o educacional. A conclusão é de que o campo e os sujeitos trabalhadores que nele vivem têm tratamento incipiente ou ausente nos planos diretores, o que gera impactos nas políticas sociais, como a educação, cujas escolas têm sido fechadas anualmente no campo e têm sido pauta de luta de coletivos estaduais e nacionais.

Palavras-chave : Povos do Campo; Plano Diretor; Educação; Escola Pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )