SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Os povos do campo nos Planos Diretores dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba: educação e escola públicaIntercâmbio pedagógico e estratégias educativas nos deslocamentos de um educador brasileiro às regiões do sul do Brasil e do Rio da Prata (1923-1927) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

SALDANHA, Diana Maria Leite Lopes  y  AMARILHA, Marly. Literatura no currículo de Pedagogia: um território em disputa?. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e86011.  Epub 13-Sep-2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.86011.

Este artigo discute e analisa o ensino de literatura nos cursos de Pedagogia de 27 universidades federais brasileiras. Adota a abordagem descritiva-analítica. A leitura de literatura permanece um tema recorrente em discussões de âmbito educacional. É uma prática que permite a interação entre os sujeitos das diversas sociedades e colabora na constituição do ser humano. Partindo dessa assertiva, o ensino de literatura deve estar inserido nos currículos dos pedagogos, que são os primeiros professores de crianças. Os dados revelam que a maioria das universidades oferta a disciplina em caráter optativo, demonstrando a frágil presença da literatura na formação de professores e ratificando a ideia de currículo como território de poder e disputa. A oferta da disciplina como optativa não garante sua efetivação, pois depende de uma série de circunstâncias relacionadas à dinâmica das instituições, tornando-se um atalho. A análise de instituições das regiões Nordeste e Sudeste, delimitação deste artigo, demonstrou um número significativo de graduandos que deixam de cursar a disciplina, quando há a oferta como optativa. De fato, algumas universidades não têm condições de assegurar essa oferta e de proporcionar esse conhecimento teórico-metodológico aos graduandos. A lacuna deixada na formação repercutirá na atuação do futuro pedagogo. É preciso uma mudança de proposta curricular para legitimar e garantir um conhecimento que é fundamental na formação dos primeiros professores, mas tem percorrido atalhos para se efetivar.

Palabras clave : Ensino de Literatura; Curso de Pedagogia; Currículo; Formação do leitor.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )