SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Contributions of an evaluative action to the network movement of mathematic fair: a case studyProfessional insertion of teachers in the career: practice as a policy of truth author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SEGUNDO, Paulo Roberto Marques  and  TOMAZETTI, Elisete Medianeira. Ensino da filosofia no discurso das políticas públicas educacionais no período 1996-2006. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e83156.  Epub Nov 14, 2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.83156.

No presente artigo compartilhamos alguns resultados da pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A questão que a orientou foi formulada da seguinte forma: como o discurso das políticas públicas e das produções acadêmicas sobre ensino da filosofia vem conduzindo formas de ser professor(a) de filosofia? No entanto, neste texto tratamos de uma parte apenas da pesquisa, que diz respeito aos documentos das políticas públicas educacionais e discorremos sobre a metodologia de pesquisa, cuja inspiração é a filosofia de Michel Foucault. Os conceitos: discurso, governamentalidade e enunciado sustentaram a problematização realizada. Foi evidenciado, a partir dos enunciados que constituem o discurso dos referidos documentos, o modo como o(a) professor(a) de filosofia é conduzido(a) a realizar sua prática pedagógica. A partir da pesquisa indicamos que as políticas públicas educacionais, indutoras de novas práticas curriculares, exercem um governamento na conduta dos/das professores (as) de filosofia, na medida em que situam a filosofia e o ensino da filosofia em um registro de saber moderno eurocentrado. Nas considerações finais indicamos uma possibilidade de governamento, a partir de outras concepções de filosofia e de ensino de filosofia.

Keywords : da Filosofia; Políticas Públicas Educacionais; Discurso; Governamentalidade; Enunciado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )