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Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

SEGUNDO, Paulo Roberto Marques  e  TOMAZETTI, Elisete Medianeira. Ensino da filosofia no discurso das políticas públicas educacionais no período 1996-2006. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e83156.  Epub 14-Nov-2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.83156.

No presente artigo compartilhamos alguns resultados da pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A questão que a orientou foi formulada da seguinte forma: como o discurso das políticas públicas e das produções acadêmicas sobre ensino da filosofia vem conduzindo formas de ser professor(a) de filosofia? No entanto, neste texto tratamos de uma parte apenas da pesquisa, que diz respeito aos documentos das políticas públicas educacionais e discorremos sobre a metodologia de pesquisa, cuja inspiração é a filosofia de Michel Foucault. Os conceitos: discurso, governamentalidade e enunciado sustentaram a problematização realizada. Foi evidenciado, a partir dos enunciados que constituem o discurso dos referidos documentos, o modo como o(a) professor(a) de filosofia é conduzido(a) a realizar sua prática pedagógica. A partir da pesquisa indicamos que as políticas públicas educacionais, indutoras de novas práticas curriculares, exercem um governamento na conduta dos/das professores (as) de filosofia, na medida em que situam a filosofia e o ensino da filosofia em um registro de saber moderno eurocentrado. Nas considerações finais indicamos uma possibilidade de governamento, a partir de outras concepções de filosofia e de ensino de filosofia.

Palavras-chave : da Filosofia; Políticas Públicas Educacionais; Discurso; Governamentalidade; Enunciado.

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