SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39O Programa de Educação Tutorial (PET) e a relação de estudantes com o saber referente à escrita acadêmicaO Celular Na Aula Universitária: Possibilidade Ou Desafio? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

MODESTO, Mônica Andrade  e  ARAUJO, Maria Inêz Oliveira. Ecos da formação ambiental sergipana: emergências discursivas docentes no contexto da educação do campo. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e83983.  Epub 14-Nov-2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.83983.

Este artigo busca compreender as possibilidades de formação ambiental em escolas situadas na zona rural de Simão Dias/SE a partir da realização de uma pesquisa qualitativa que teve como aporte metodológico a Análise do Discurso debruçada sobre discursos docentes. A interpretação dos dados foi feita sob a égide da epistemologia relacionada à Educação Ambiental crítica e à Educação do Campo. Os resultados desvelaram que predominam a concepção ingênua da educação e a tendência reprodutivista do ideário do sistema capitalista por meio do aparelhamento da escola e do currículo à ordem dominante na formação ofertada no locus supracitado, descortinando a fragilidade da formação docente e a necessidade de investimento nessa seara educacional. Ademais, revelaram também o alinhamento do Currículo de Sergipe e da Base Nacional Comum Curricular aos interesses do agronegócio e à invisibilização da história e das lutas dos sujeitos do campo, evidenciando a necessidade de se continuar lutando pela educação e formação ambiental com vistas ao enfrentamento à problemática socioambiental.

Palavras-chave : Discursos Docentes; Educação Ambiental; Educação do Campo; Formação Ambiental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )