SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Ecos da formação ambiental sergipana: emergências discursivas docentes no contexto da educação do campoDesafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto Federal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

LOPES, Rosemara Perpetua  y  FURKOTTER, Monica. O Celular Na Aula Universitária: Possibilidade Ou Desafio?. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e84255.  Epub 14-Nov-2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.84255.

Fundamentadas em pressupostos teóricos sobre cultura digital, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação, formação e trabalho docente em cursos superiores, investigamos como o professor que leciona em cursos de licenciatura, trata o uso do celular pelo aluno na aula, o que pensa sobre aula com tecnologias e sobre m-learning. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, com aplicação de questionário, respondido por 48 professores de cursos de licenciatura de uma universidade pública paulista. Utilizando o método de análise de conteúdo, discutimos os resultados nos eixos: o celular na aula e seus desdobramentos; a docência universitária em tempos de TDIC; a formação para o uso das TDIC propiciada aos estudantes. Constatamos que o uso do celular em aula presencial é liberado por 68,8% dos professores e proibido por 31,2% e aqueles que não proíbem, intervêm, buscando conscientizar o aluno quanto ao uso, que incomoda o professor quando não faz parte do planejamento ou atrapalha a aula. Prevalece a compreensão de que a decisão diante das situações envolvendo o uso do celular na aula é do professor. O PowerPoint é o que os professores informaram utilizar mais em suas aulas e nenhuma menção foi feita ao m-learning ou aspectos a ele relacionados. Quanto à formação para o uso das TDIC, predomina o entendimento de que os cursos de licenciatura não promovem essa formação, embora tenham disciplina obrigatória voltada a propiciá-la.

Palabras clave : Ensino Superior; Formação de Professores; Tecnologias Móveis; Celular.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )